sexta-feira, setembro 19, 2008

Bordado em tecido Xadrez

Olá pessoal...como estão de frio?

Engraçado falar em frio quando o inverno já está no fim, mas essa frente fria chegou por aqui com tudo. Está uma ventania gelada, e muitas gripes derrubando o pessoal na região... quem entende esse tempo não é?

Me desculpem todas as pessoas que acharem meu tema de hoje muito simplesinho. Afinal, quase todo mundo sabe bordar no xadrez...

Mas eu gosto de brincar com agulhas e linhas, seja na costura, seja em pequenos mimos para a casa. Sou uma pessoa que não consegue parar quieta...rssss Estou sempre procurando uma "artezinha" pra fazer e ocupar o (pouco) tempo livre. É tão bom terminar um trabalhinho, por mais simples que seja, colocar em uso em casa, e agradecer no coração a pessoas que nos ensinaram aquela técnica, não é?

Eu fui muito feliz em minha infância e adolescência. Minha mãe era uma costureira perfeccionista, tinha seu Atelier em casa, numa época em que costurar era mesmo coisa para quem sabia e tinha cursos. Não bastava prática, porque as pessoas procuravam para fazer desde um vestidinho de criança até um vestido de Noiva. E as costureiras que faziam + ou - perdiam a clientela.

Minha mãe era perfeccionista, numa época em que se usavam coisas complicadas de se fazer, como os babados jabôs, os godets duplos, os spencer ajustadinhos, as saias cheias de recortes, vestidos idem...rsss
Eu cresci entre moldes, agulhas, costurando para minhas bonecas e tendo o olhar exigente da mãe por perto, às vezes dizendo: "não está bom, vc sabe fazer melhor!" E eu tentava de novo, até ficar bom...rss

Tive também uma tia maravilhosa, que vinha em casa todas as noites ajudar minha mãe nas costuras manuais (naquele tempo não tinha zig zag e até as casas das roupas eram feitas à mão). Minha tia, professora aposentada, tinha estudado em ótimo colégio interno, onde se aprendia todo tipo de artesanado, os bordados maravilhosos, richelieu, pontos cheios bicolores, bordado à máquina, crochet, tricô... Ela sabia fazer de tudo, eu admirava sua paciência, seus bordados perfeitinhos.... nossa! Eu olhava aquilo e pensava como poderia ser feito à mão tantas coisas lindas e complicadas.
Entre uma bainha de vestido ou caseado, ela me ensinava algumas coisas. Com ela aprendi o tricô, crochet, alguns bordados básicos, o caseado das roupas.

Me considero uma privilegiada em ter convivido com elas. Minhas irmãs não aprenderam nada, não se interessaram, não tiveram paciência ou curiosidade. Que bom que eu tive...rsss... assim, tenho o que fazer nas horas vagas, e me divirto muito fazendo um simples bordadinho bobo como esse que vou colocar aqui hoje.
Me perdoem a simplicidade, mas eu acho tão gracinhas esses bordadinhos em xadrez que quis compartilhar com quem ainda não sabe.

Vamos lá?

Em primeiro lugar, não reparem nas fotos, não ficaram muito boas porque a câmera estava sem pilha e meu filho fotografou com o celular mesmo.
Eu tinha alguns retalhos de tecido xadrez, não sabia o que fazer com eles. Então resolvi fazer centros de mesa, simplesinhos, mas feitos por mim.

O risco é bem simples.

Primeiro contorna-se o risco com o ponto de Médici e linha preta:

Depois vamos preenchendo o bordado com o ponto cruz duplo:


As folhinhas e cabos são verdes e as flores vermelhas. Fiz uns fuxicos brancos e preguei 1 em cada ponta e 2 nas laterais.


No centro dos fuxicos preguei uma miçanga grande, furta-cor.


Eu não queria fazer bicos nem colocar renda no contorno, para não tirar a atenção do bordado. Então optei por um pontinho caseado, com linha para tricô perolada, seguindo os quadradinhos. Achei que ficou bom assim, mas quem quiser faça outro acabamento.


Ficou assim o trabalho terminado. Simples, mas gostei.


Outro ponto que muito se usa também, é o de bico de papagaio, que imita aquela flor tão conhecida. Conheço outro tipo também que se chama jogo da velha, não sei se tem outros nomes.


Para o primeiro tipo, fazemos os pontos cruz normais e um duplo no centro. Depois de preencher o quadro, então fazemos a flor. Vejam um passo a passo, fica mais fácil:




Para o segundo tipo, fazemos também o quadro só com ponto cruz normal, e depois passamos a linha formando o círculo do jogo. Assim:


O trabalho fica bonito. Um detalhe: o círculo do motivo acima é sempre em um quadradinho branco do tecido. Esse bordado não tem o ponto de Médici, fazendo o contorno em preto. O contorno é feito por bordado em ponto cruz duplo, em cor de linha mais escura que os quadradinhos do tecido, saltando de 2 em 2 quadradinhos. E pode ser feito também com o ponto cruz duplo. Fica assim:



Gostaram? Espero que sim, é um trabalho simples mas muito bonito para toalhinhas de mesa, podemos criar qualquer desenho para ele. Fica bem em barra de panos de prato também. E para presentear é sucesso na certa!

E para terminar, deixo com vocês a foto da minha Véia, a gata mais veinha daqui, já passou dos 10 anos, já está sem dentes, meio careca... mas, como podem ver, ainda tem seu charme... rssssss
Beijos a todos... obrigada pelo carinho!


17 comentários:

tatiana.ender@uol.com.br disse...

Oi Sol! Muito legal o seu blog... vi seu trabalho na toalha xadrez e me lembrei da minha vó... ela fazia inúmeros tipos de pontos sobre as toalhas! muito lindo seu trabalho, maravilhoso o seu blog! parabéns pela dedicação!
Tati

Paloma disse...

A Véia é muito linda!!! Não posso ver esses bichinhos mais velhinhos que fico emocionada! Fico muito feliz que ela esteja bem Bjs prá vc e prá ela tbém, Paloma

sandra santos disse...

gostei muito sim, adorei essa tecnica, vou tentar fazer com um pouco de tecido, não compro muito e vejo no que da!!! depois mostro

Priscila L. Beneducci Afonso disse...

Sol eu sou apaixonada por bordados no Pano Xadrez, estou criando uma biblioteca sobre esta técnica no meu blog. O seu PAP esta bom fotografado e explicado que postei no meu blog também, registrando os seus merecidos créditos. Ele é bem visitado tem já 51.000 visitas. Blog que nasceu recentemente em Julho deste ano. Eu tenho um avental que bordei desta técnica no inicio dos anos 90, está super desbotado de tanto lavar, e olhando o seu bordado roxo, estou me coçando para querer bordar esta amostra de novo. Agora estou toda enrolada, tenho encomenda de Crochês, fora um outro Crochê grande meu que não consigo terminar e falta só um pouquinho por falta de tempo. Vou ficar no mínimo Outubro de novo, por conta destes croches todos. Sol obrigada pela aula. Eu moro aqui em Contagem. Onde você está aqui Minas para eu te conhecer? Me conta: priscilabeneducci@ hotmail.com. Boa semana... Beijos Pri

Silvia disse...

Adorei seus bordados, estou aprendendo a bordar no tecido xadrez, estou procurando novos gráficos e passei para ver o seu, são lindos. Adorei sua gatinha, embora velha esta muito bem, também adoro gatos. Beijos

pimenta azul disse...

lindinha paz do senhor esteja contigo muitas coisas linda eu vi ,parabéns...

Walkíria do Guidão disse...

Oi Sol, adorei seu blog. Muito interessante e verdadeiro. Sua história é mto parecida com a minha. Identifiquei-me logo com ela. Olha vc tá de parabéns no passo a passo. Adorei.Querida, gostaria de saber se vc tem o risco daquele cisne branco que a gente borda no tecido xadrez azul. Sou doida com ele e não encontro de jeito nenhum. Gostaria de receber o molde para uma toalha retangular de 2.50 m.Vc tem?
Meu e-mail é walkiriadoguidao@yahoo.com.br
OBRIGADA VIU? E que Deus abençoe sempre vc.

cisnei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cisnei disse...

Oi Sol, adorei seu blog. Muito interessante e verdadeiro. Sua história é mto parecida com a minha. Identifiquei-me logo com ela. Olha vc tá de parabéns no passo a passo. Adorei.Querida, gostaria de saber se vc tem o risco daquele cisne branco que a gente borda no tecido xadrez azul. Sou doida com ele e não encontro de jeito nenhum. Gostaria de receber o molde para uma toalha retangular de 2.50 m.Vc tem?


meu imail é
monizinha_tpc@hotmail.com
se tiver como manda um email pra eu saber como posso pegar..

Vilma disse...

Oi é 1ª vez que vejo seu blog, gostei muito do bordado lilás, e estou a procura de outros graficos. Se tiver, ou sabe onde posso encontrar, me escreva. Obrigada! meu e.mail. é "tatuvia@gmail.com"

Geovana disse...

oi é a ge adoro bordar aprendi com a minha madrinha .temos algo em comum.susseço pra vc.

Mariana disse...

Oi amada amei seu trabalho.
Sua gatinha tbm.Sou Aurora

Nárriman Alcure disse...

Oi Sol, postei hoje, sibre uma toalha que estou fazendo, bordada em tecido xadrez.
Amei seu blo, que encontrei através do google, gostei muito daqui e resolvi seguir!!
Bjs!!

Leonice disse...

lindo demais!!!

Leonice disse...

Lindo demais seu trabalho, ameii, Leonice

ana maria disse...

OI, SOL, LINDO NOME,ENCONTREI O Q ESTAVA PROCURANDO, ADOREI OS BORDADOS, VOU APROVEITAR MUITO BJS. ANA

ana maria disse...

OI, SOL, LINDO NOME,ENCONTREI O Q ESTAVA PROCURANDO, ADOREI OS BORDADOS, VOU APROVEITAR MUITO BJS. ANA