quarta-feira, setembro 06, 2006

Ponto Samambaia

Olá pessoal!!! Aí vem um feriado, e pra muita gente serão 4 dias de folga, porque alguns podem "emendar" com a sexta feira e depois com o final de semana. Então... vamos tricotar!!! rsss
Me pediram a receita do Ponto Samambaia. Eu já fiz esse ponto, tem um efeito rendado lindo mesmo, fiz uma almofada com ele, sendo que o forro da almofada eu fiz em preto e deu bastante destaque ao desenho. Fica lindo fazer com barbante tingido ou com lã grossa. Mas tem um detalhe que não posso deixar de comentar:
O samambaia é um ponto que não pode ser utilizado repetindo-se o motivo lado a lado, não fica bom, o desenho se dispersa. Fica bom você fazer o restante da largura em meia bem fechadinho, e o desenho no centro. Isso porque é um motivo estreito, precisa de complemento nas laterais.

A receita é simples:

Nº de pontos múltiplo de 29 + 1 pt de borda no final:

1ª Carr: "1m, 1 mate duplo, 9m, 1 laç, 1m, 1 laç, 2t, 1 laç, 1m, 1 laç, 9m, 1 mt duplo*...repetir de * a * e terminar com 1 m.
2ª, 4ª, 6ª,8ª e 10ª Carr: 1m - "13t, 2m, 14t*...repetir de * a * até o final.
3ª Carr: "1m, 1mt duplo, 8m, 1 laç, 1m, 1 laç, 1m, 2t, 1m, 1 laç, 1m, 1 laç, 8m, 1 mt duplo*...repetir de * a * e terminar com 1 m.
7ª Carr: "1m, 1mt duplo, 6m, 1 laç, 1m, 1 laç, 3m, 2t, 3m, 1 laç, 1m, 1 laç, 6m, 1 mt duplo*...repetir de * a * e terminar com 1 m.
9ª Carr: "1m, 1mt duplo, 5m, 1 laç, 1m, 1 laç, 4m, 2t, 4m, 1 laç, 1m, 1 laç, 5m, 1 mt duplo*...repetir de * a * e terminar com 1 m.
11ª Carr: voltar à 1ª carr.

-----------------------------------------------------------

Antes que eu esqueça, quero mostrar a calcinha "jeans" feita em tricô para os nenéns. Imita mesmo uma calça jeans não acham? Muito gracinha!

Muita gente está pedindo receita de sapatinhos. Vou ver se coloco amanhã alguns modelinhos.

Quero também pedir a todos que me visitam que dêem uma olhada com carinho no projeto que a Dani colocou no post, visitem o site: http://quadradinhosdecarinho.cjb.net porque todo mundo pode ajudar um pouquinho, e esse pouquinho vai valer muito pra muita gente. O projeto é nota 1000!!! Vamos colaborar, pessoal!

Bjs a todos... Inté!

7 comentários:

Cema disse...

Oi Sol.
Bom dia.
Gostei muito do ponto samanbaia, é lindo.
Vc não tem a receita da calçinha jeans de criança.
Achei uma fofura.
Qual a linha ou lã que usou?
Aqui na minha cidade é feriado tb na sexta feira, dia da padroeira da cidade.
Bjs
Bom feriado.
Cema

Anônimo disse...

Adorei o ponto samambaia, mas acho que faltou a 5a.carreira.
vc pode me passar o ponto folhas ao vento, tambem é lindo. Sou iniciante no trico e estou tentando fazer estas receitas. obrigada.Nina
ninabonesi@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Desculpe-me, mas ja achei o ponto folhas ao vento . Nina

hede disse...

Oi!! Você teria a receita da calça jeans de criança pra me passar...sou novata no trico, to aprendendo sozinha e só faço com receitas..as vezes me arrisco em fazer por mim.hehe
Bjs e obrigado
hedenice@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Sol!

Achei muito lindo o ponto samambaia! Gostaria de fazer um trabalho utilizando esse ponto, mas não entendi o que devo fazer quando aparece sinal " * " na receita. Ficaria muito grata se pudesse me explicar mais detalhadamente.

li.prystaj@uol.com.br

Simone Flores Carús disse...

"*" quer dizer para repetir os pontos que está dentro do asterisco(*)

Sol Campinas disse...

Sim. Simone, é para repetir assim mesmo