sexta-feira, outubro 27, 2006

Azeite Aromatizado

Pessoal, o mês de Outubro já acabou....Novembro passa voando... E quando a gente vê já chegou Dezembro, Natal!!!
É bom já irmos preparando nossas lembrancinhas, principalmente quem tem muitos amigos e parentes, tem lembrancinhas bonitas, gostosas, que ficam baratas e vão ter grande utilidade para quem recebe. Principalmente se for algo feito por nós, algo artesanal mesmo. Na Europa é trés Chic presentear com algo feito à mão, tem um valor enorme! Então vamos fazer a nossa listinha dos amigos e dos presentes. Nos próximos dias vou colocar aqui diversas idéias simples e fáceis de fazer, para presentear de forma original.
Vou colocar hoje a receitinha do AZEITE AROMATIZADO, que sempre faz um sucesso enorme na cozinha, e se for bem embaladinho, dá um presente super original!!!
AZEITE COM ALHO E ALECRIM:
Ingredientes:
- 1 ramo de alecrim
- 3 dentes de alho
- 250 ml de azeite

Modo de preparar:
Arrume, em uma garrafa esterilizada, 1 ramo de alecrim.
Em uma panela pequena, coloque os dentes de alho e aqueça lentamente.
Acrescente o azeite e desligue o fogo.
Despeje o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampe com rolha. (dura cerca de 2 meses). Fica ótimo também com Manjericão.

AZEITE COM AMÊNDOAS:
Ingredientes:
- 10 amêndoas sem pele
- 400 ml de azeite
- 100 ml de óleo de milho

Modo de preparar:
Coloque as amêndoas em uma garrafa esterilizada e despeje o azeite e o óleo por cima.
Tampe com a rolha.
Aguarde 2 meses para consumir.
(dura aproximadamente 2 anos)


AZEITE ESPECIAL


Ingredientes:
6 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano
4 pimentas dedo de moça
5 folhas de louro
1 galho de alecrim
1/2 litro de azeite.

Modo de preparar:
Num vidro próprio, coloque os dentes de alho, o orégano, a pimenta dedo de moça lavada e enxuta, as folhas de louro, o galho de alecrim e complete o vidro com o azeite. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Vale por 3 meses.

DICAS IMPORTANTES:

1ª) Os recipientes e os utensílios no processo de aromatização devem estar bem limpos. O mesmo deve acontecer com as ervas aromáticas e especiarias. Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade.

2ª) Uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e comece a trabalhar.

3ª) Use recipientes de vidro porque permitem a visualização das ervas e especiarias, tornando até objetos de decoração.

4ª) Os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias. Armazene num local escuro e fresco.

5ª) As ervas, depois de lavadas e secas, podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem suas essências.

E para presentear, vale comprar vidros do tipo jarra, de boca larga, de diferentes formatos.

Ou, pra arrasar no presente, fazer uma embalagem assim:

Beijocas a todos!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi professora Sol, ta lindo seu blog, venho todo dia aqui ver as novidades e o bom é que os assuntos são diversificados, tem tricô, tem costura, tem receitas, tem poesia...adoro seu blog, parabéns! Faz tempo que eu queria achar a receita de como fazer esses azeites temperados...amei! Vou fazer e curtir bastante!
Beijoca, brigadinha por tudo, vc é d+++!!
Sua aluna Tati

Anônimo disse...

É o Sol brilhou para mim encontrei suas receitas, ja as desejava a muito tempo finalmente querida,com certeza vou aproveita-las muito. adorei grande beijo no seu coração e muito obrigada meeeesmoooo... voltarei sempre .Elmy 17/6/09

Anônimo disse...

É o Sol brilhou para mim encontrei suas receitas, ja as desejava a muito tempo finalmente querida,com certeza vou aproveita-las muito. adorei grande beijo no seu coração e muito obrigada meeeesmoooo... voltarei sempre .Elmy 17/6/09