quinta-feira, outubro 12, 2006

Gargantilha de Crochet

Olá, pessoal, como vão indo de feriado??
Hoje também é Dia da Criança, e é uma oportunidade para lembrarmos de dar voz à nossa criança interior, deixar que ela fale uma bobagem, dê uma gostosa risada, cante uma música, coloque para fora lembranças alegres de nossa infância... Com o passar do tempo vamos aprendendo (triste aprendizado esse!) a policiar essa vozinha, podar sua espontaneidade, inibir sua alegria, sua risada, sua naturalidade. E por fim nos vemos cheios de "isso não fica bem dizer", "isso não vão aprovar que eu faça". E deixamos de cantar no banheiro, deixamos de rir quando alguém leva um tombo engraçado, deixamos de lado o lado que nos faz sorrir...
Ah, eu ainda gosto de ser criança!!! Me perdoem os que pensam que a vida é "amadurecer", tendo com isso que perder o riso e adquirir a sisudez!!! Então hoje acho que é meu dia...ahahahaha..
Mas vamos trabalhar no bloguinho, senão o povo me manda e-mail dizendo que não atendo o que me pedem, né?
Achei linda gargantilha de crochet, e compartilho com vocês, que gostam dessa arte!!!
Material:

- Linha de seda para crochet
- Agulha para crochet nº 4
- Miçangas coloridas em vários tamanhos
- Elástico com 1 cm de largura

Como Fazer:

Com a agulha, faça um furinho na ponta do elástico e comece a fazer o crochê com ponto baixo. Todo o elástico precisa ficar coberto. No final, faça uma correntinha de crochê com 60 pontos. Coloque bem no meio da tira.
Prenda as duas pontas para ficar uma argola. Na seqüência, faça dois pontos baixos e comece uma nova correntinha, que deve ter 55 argolinhas.
Você deve fazer 10 argolas de cada lado. Daqui para a frente diminua 5 pontos a cada seqüência. Faça isso dos dois lados, a partir da argola maior, aquela de 60 pontos. Dessa forma a gargantilha vai ficar com um degradeé.
Pegue a correntinha maior que você fez e dê uma enroladinha. Com uma linha dupla na agulha de costura, pegue uma miçanga grande e costure na ponta. Faça um arremate bem caprichado.
Agora é só usar a criatividade na hora de prender as miçangas.
Mas não se esqueça: coloque as miçangas maiores e mais pesadas sempre nas pontas.
Agora vamos arrematar as pontas do elástico? Costure a ponta que sobrou para o lado de dentro e depois uma miçanga grande que vai ser o fecho. Do outro lado costure a ponta que sobrou como você fez anteriormente.
Agora faça uma casinha que vai ser o fecho da gargantilha. No arquinho, faça aquele tradicional caseado até revestir toda a casinha. Está pronta a gargantilha. Dá para fazer tiaras, chuquinhas e pulseiras.
Beijão a todas as crianças grandes que me visitam!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde Sol.
Adorei saber,que você é das minhas. Também acho que deveriamos ser crianças eternamente.
Eu não sinto a idade que tenho, mas tem gente que com vinte, trinta anos, aão velhos interiormente.
Rir, ser uma pessoa agradável, é uma benção. Nem todo mundo recebe esse dom.
As tristezas da vida não devem ser fortes o bastante para tira de nós a alegria de ser criança.
Uma boa sexta feira, e um ótimo sábado e domingo.
Bjs

Cema